“Não há passagem garantida do ativismo radical do passado para as posições progressistas contemporâneas”, diz Angela Davis em Democracia da Abolição. Creio que podemos ir além: não há garantias de que nossos aliados em algumas pautas políticas não atuarão como opressores em outras frentes. Meu nome é Teófilo Reis, sou homem negro cis. Entendo que é fundamental pensar a questão dos negros no Brasil como sendo uma discussão central para o projeto político de nosso país. Neste sentido, a discussão das masculinidades e sua intersecção com a negritude é um ponto importante.
Sou doutorando em Filosofia na Unicamp, militante do Núcleo de Consciência Negra e diretor do Sindicato dos Trabalhadores da mesma universidade. Quero ajudar a promover aqui no Negros Blogueiros discussões sobre as masculinidades negras, sobre o papel do homem negro na sociedade, sobre a importância de se pensar a negritude interseccionada com outras questões, com especial destaque para as discussões de gênero, sexualidade e classe, além de discussões de caráter geral sobre o racismo.
Como já comentei no texto do Leo, saúdo demais esse espaço de polifonias e resistências. Sigo na leitura atenta, e aguardando novos textos.
Um abraço, xará!